Notícias

Fotógrafa de Manaus é destaque em concurso

Data: 13/04/2017


Uma foto feita pela manauense Aline Fidélix, 25 anos, durante uma expedição de campo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, recebeu destaque no concurso de fotografia para jovens organizado pela Convenção de Ramsar. A fotógrafa ficou entre os sete finalistas do certame, que recebeu mais de 700 inscrições do mundo todo, e foi a única selecionada da Américas.

Confira aqui as fotos finalistas

 O concurso foi lançado no dia 2 de fevereiro, Dia Mundial das Áreas Úmidas, que teve como tema neste ano Áreas úmidas e redução de riscos de desastres. “Essa iniciativa é importante para alertar sobre a importância das áreas úmidas, que são ecossistemas provedores de diversos serviços ecossistêmicos, para despertar o interesse dos jovens a respeito dessas áreas e para divulgar a própria Convenção Ramsar, que ainda é pouco conhecida no Brasil”, afirmou o analista ambiental Maurício dos Santos Pompeu, da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

A fotografia retrata uma casa flutuante na comunidade de Curupira, no estado do Amazonas, durante a estação seca. “É um excelente retrato sobre a dinâmica da seca em nossa região”, comentou a assessora de comunicação Eunice Venturi, do Instituto Mamirauá. O Instituto foi vencedor de Prêmio Nacional da Biodiversidade, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2015.

MOTIVAÇÃO

Aline conta que quando viu a cena ficou tocada. “Não tive como não fazer essa foto! O contraste gigante daquela casa na paisagem, que daqui a seis meses estaria sobre o rio novamente”, conta Aline. “Na época da chuva, o rio sobe até onde eu estava para fazer a foto”. 

A jovem revela que, por meio da fotografia, uma paixão na sua vida, espera sensibilizar as pessoas para a realidade do Norte. “Quero que as pessoas se importem. Quis passar uma realidade que tem aqui, das famílias ribeirinhas, para que o todo o Brasil e o mundo conheçam”, revela. Aline é formada em Relações Públicas e trabalha como fotógrafa freelancer, quando não está fazendo roteiros para uma produtora local de audiovisuais. Esta foi a sua primeira participação em concurso internacional de fotografias.

(Fonte: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=2280)

Ementas | Últimos pareceres

Parecer IBAM 4223/2017

Meio Ambiente. Fiscalização Ambiental Municipal. Considerações.

Parecer IBAM 4220/2017

Meio ambiente. Espaço verde urbano. Implantação. Considerações.

Parecer IBAM 4219/2017

Plano Diretor. Processo participativo. Metodologia Considerações.



Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.

newsletter   Já assinou a nossa newsletter?